sábado, 8 de outubro de 2016

Construções resistentes


Às vezes, quando vou à praia, fico a observar crianças construírem esculturas de areia próximas ao mar. Todas as esculturas construídas têm algo em comum: o tempo de vida delas é efêmero! O que determina se esse tempo será maior ou menor são, em geral, três coisas: a tábua de marés; a disposição das crianças em continuarem brincado; ou a boa vontade das demais pessoas – que muitas vezes derrubam as esculturas que foram construídas com muito esmero. Mas o certo é que as esculturas são passageiras!
Com as nossas vidas não é diferente. Passamos a maior parte do tempo planejando e construindo castelos que, em algum momento, irão ser destruídos. Uns são destruídos por causa dos muitos casos fortuitos ou motivos de força maior que se apresentam na vida. Outros, porque nos enfadamos deles e não temos mais disposição para continuar em frente – afinal de contas, desistir é mais fácil. Outros não prosperam, simplesmente, porque as pessoas que nos cercam não estão dispostas a nos deixar ir em frente – por várias razões como: inveja, concorrência, perseguição, ou simplesmente maldade.
O fato é que os nossos projetos nascem fadados ao fracasso!
Esta afirmação parece dura, pois não queremos admitir que os nossos castelos são alicerçados em areia e construídos com a mesma areia. E é isto que os tornam tendentes à queda.
A questão é: em que temos embasado nossos projetos? Ou ainda: o que empregamos na construção deles? Não podemos – e nem devemos – baseá-los apenas nas nossas vontades, pois elas são passageiras e, quase sempre, não são suficientes para suportar as adversidades.
Não podemos, também, empregar material de fácil destruição na construção dos nossos sonhos, tais como: frases de efeito, idiossincrasias etc.. Estas “coisas” não resistem as intempéries.
O que deve embasar os nossos sonhos é a vontade de Deus para as nossas vidas. Consta, em Isaias 55:8-9, que os caminhos Dele não são os nossos caminhos e os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos, pois assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os caminhos e os pensamentos de Dele: mais altos do que os nossos. Ou seja, Deus tem sempre os melhores planos e os melhores caminhos para serem trilhados por nós. O que precisamos fazer é direcionar os nossos projetos para a vontade Dele!
Quando isto ocorre, não há espaço para a frustração, pois as dificuldades da vida, assim como as pessoas e a nossa própria vontade não serão capazes de nos demover dos nossos propósitos nem de impedir que eles sejam duradouros, pois não estarão alicerçados em areia, mas sim, na vontade soberana de Deus. Igualmente, o material empregado na construção deles não será areia, mas, a Palavra de Deus, que é viva e eficaz – e sempre se cumpre, pois Deus afirma que vela sobre Ela para a cumprir (Jr 1:12).
Seja abençoado(a). 
Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário