quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A escolha certa

Na vida somos freqüentemente desafiados a decidir entre dois, ou mais caminhos.  É assim, por exemplo, no escolher a profissão a ser seguida; qual roupa usar, ou comprar; em qual cidade passar as férias; em quem votar etc. É bem verdade que estes são exemplos simplistas. Entretanto, eles mostram como o cotidiano de uma pessoa é cercado de escolhas. Algumas importantíssimas, outras, nem tanto. Mas, sempre escolhas.
O mais interessante é que há uma tendência em seguir-se a maioria. Numa eleição, por exemplo, as pesquisas de opinião são divulgadas justamente para convencer o eleitor indeciso a seguir a maioria. Um projetista de automóvel, antes de ir à prancheta, procura saber qual a tendência dos usuários, visando influenciar na escolha do cliente. E assim, sucessivamente.   
Na vida espiritual não é diferente. A pessoa é levada a escolher entre dois cainhos: um deles é largo, espaçoso, cheio de opções que agradam os olhos, a mente e o corpo. Massageia o ego, causa uma boa impressão e é seguido pela maioria..
 O outro aparenta ser inverso – e é! Não oferece o glamour do caminho oposto e, geralmente, é seguido por uma minoria.
Obviamente, a escolha não parece ser tão difícil. E é aí que surge o problema! As opções que são de fácil escolha nem sempre se revelam ser as melhores. Normalmente desembocam em decepções, frustrações, angústias e arrependimentos. O problema é que tais descobertas só são feitas quando, normalmente, não há mais caminho de retorno. E quando há, este é doloroso e causa muitas seqüelas.
Na vida espiritual, as opções do caminho largo levam à morte. Aliás, isto está expresso na Palavra de Deus, que diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte” – Provérbios 14:12.   
Felizmente, há tempo e opção para retornar-se. Há um outro caminho que pode ser seguido e que, embora pareça pouco atraente, oferece um final coroado de êxito, inclusive, para a vida material.
O guia desse caminho chama-se Jesus. Ele próprio disse: “eu sou o caminho” (João 14:6). Em outras palavras, Ele disse: “Eu sou a escolha certa”; “Eu não decepcionarei você”; “você não chegará no objetivo que procura, se não me seguir”.     
Ou seja, a escolha não deve ser feita pelo que se apresenta, mas fulcrada no objetivo, pois escolher sem objetivos é alcançar objetivos que não se escolhem.

Sejam abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário