segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que agrada a Deus?

No livro dos Salmos (cap. 37:4) consta a seguinte expressão: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração”. É de se perguntar: o que a Bíblia quer dizer com agradar-se do Senhor?
Segundo o Dicionário Houaiss agradar-se é, entre outras coisas, “contentar-se, satisfazer-se, encantar-se com algo ou com alguém” (com modificações).
Sendo assim, tomando-se por base as definições susomencionadas, pode-se dizer que agradar-se do Senhor é contentar-se com o que Ele tem feito; dar-se por satisfeito(a) com as ações soberanas do Pai; ficar verdadeiramente encantado(a) com a forma como Deus age.
O problema é que há pessoas – e não são poucas – que nunca estão satisfeitas com a ação de Deus nas suas vidas. São pessoas que quando alcançam seus objetivos atribuem tal sucesso aos seus próprios méritos e não a Deus. Em contrapartida, quando sofrem algum revés – aos seus olhos – culpam ao Senhor, sem procurar entender os propósitos Dele para as suas vidas.
Essas pessoas vivem confundindo agradar-se de Deus com agradar a Deus e, por tal razão, vivem tentando “comprar” o Senhor com atitudes interesseiras que visam única e exclusivamente o bem-estar próprio.
O que agrada a Deus é justamente agradar-se Dele! É procurar aceitar os seus desígnios, ainda que eles sejam contrários aos nossos projetos, pois a Bíblia diz que “os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos e os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos” (Isaías 55:8, com modificações).
Deus sabe o que é melhor para o seu povo! Por isto, a necessidade de agradar-se daquilo que Ele faz.
A recompensa daqueles que se agradam Dele é que Ele satisfaz os desejos dos seus corações. Não é necessário barganhar com Deus. Basta alegrar-se com aquilo que Ele tem feito.
A pessoa que tem um coração grato a Deus é feliz. Por sua vez, a gratidão no coração só existe quando há a conscientização de que Deus procede, sempre, da melhor forma.
Deus não está procurando pessoas que queiram lhe agradar com atitudes de bajulação, mas pessoas que se sintam felizes com o agir Dele nas suas vidas. Essa é a atitude que agrada a Deus.
             
Sejam abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário