sábado, 27 de dezembro de 2014

Feliz ano novo!!!

O ano terminou! Não há muito o que ser feito. Houve erros e acertos. Tristezas e alegrias. Avanços e retrocessos. Vitórias e derrotas. Enfim, foi um ano intenso — creio que, para todos.

Não é hora, no entanto, para lamentações, e sim, para reflexões. É hora de se rever os passos que foram dados no ano que se finda, objetivando o planejamento de novos rumos.

No entanto, não podemos encarar os erros cometidos como fracassos que não podem se repetir. Também não podemos usá-los como desculpas para não tentarmos outra vez. Ao contrário os erros devem ser vistos como estímulo para se tentar mais uma vez. Thomas Edison tentou, por cerca de mil vezes, inventar a lâmpada. Quando perguntado como se sentia diante de tantos “fracassos”, ele respondeu: “eu não fracassei. Apenas descobri mil maneiras de não se inventar a lâmpada.”.

Já que me atrevi a fazer uma citação, continuarei me atrevendo e permito-me citar o ex-senador Darcy Ribeiro que, costumava dizer que se orgulhava de suas derrotas. Certa vez ele disse: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

Tomando como exemplo as citações acima, eu diria que não podemos desanimar diante das derrotas colhidas no ano que se exaure. Devemos continuar tentando.

Porém, não devemos esquecer que a Bíblia Sagrada preconiza que “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” (Provérbios 16:1). Quer isto dizer que as experiências passadas são relevantes na feitura de novos planos, mas, na verdade, tais planos devem ser submetidos à vontade de Deus, pois só Ele pode viabilizar a concretização deles.

Destarte, no ano novo, devemos perseguir os objetivos traçados, com todo o vigor que Deus nos dotou, sem desistir por causa dos erros cometidos ou das dificuldades que surgem no caminho, mas, sempre, na dependência de Deus e procurando conformar nossos projetos à vontade Dele, pois ela é boa, perfeita e agradável.

Feliz ano novo!!!

Seja abençoado(a).

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário