sábado, 3 de dezembro de 2016

O que é a vossa vida?



A tragédia que vitimou todo o elenco da Chapecoense, assim como um grande número de jornalistas, no último dia 29 de novembro, deixou a todos chocados. A maioria das vítimas era formada por jovens – cheios de sonhos – e, de um momento para o outro, não mais existia.

Vi o jornalista Mauro Cezar Pereira, amigo de Victorino Chermont (repórter que estava a bordo da aeronave caída), dizer que este havia voltado a frequentar o Maracanã, nos dias de jogos do Flamengo, por causa do filho pequeno (e concluiu em meio às lágrimas: “ainda bem que o garoto vai guardar essas lembranças”).

Vi, também, o ex-jogador Zé Elias, aos prantos, inconsolável, pedindo que lhe dissessem que era mentira que Mário Sérgio – comentarista esportivo e ex-técnico de futebol –, que o havia lançado no futebol profissional, estava entre as vítimas. Dizia ele: “Por favor, diz que é mentira que o seu Mário morreu.”. 

São momentos de muita dor, inclusive, para nós – que não convivíamos com as vítimas.

Apesar da dor, não podemos deixar de refletir. A tragédia em comento nos deixa, pelo menos, duas lições:

A primeira nos mostra aonde a ganância pode nos levar. O proprietário da companhia aérea a qual pertencia a aeronave que caiu – e também comandante desta – assumiu o risco de provocar o desastre ao tentar chegar ao destino com combustível insuficiente para o caso de uma emergência. Na tentativa de tornar a viagem mais barata, pagou um alto preço – e fez outros também pagarem.

A outra lição diz respeito à fragilidade da vida humana. Nunca as palavras do Apóstolo Tiago foram tão claras: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”. (Tiago 4.14).

Independentemente da causa da morte, o fato é que a vida pode findar-se em questão de segundos. E não sabemos quando isto ocorrerá. No domingo à noite, por exemplo, o Técnico da Chapecoense – Caio Júnior – participou de um programa num canal de televisão, no qual muito se divertiu e disse, depois, ter sido um dos melhores programas que havia participado. Não sabia ele que, no dia seguinte, embarcaria num avião que o levaria para a morte.

É triste, mas é a realidade da vida. Não foi por outra razão que o sábio Salomão escreveu: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.” (Eclesiastes 7.2).

Destarte, devemos, num momento tão doloroso, nos solidarizar com as famílias das vítimas e com o povo da cidade de Chapecó. Devemos orar para que Deus os console. Mas, igualmente, devemos refletir sobre a vida, pois, além de efêmera, ela é frágil.

#ForçaChape

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário