sábado, 23 de julho de 2016

Quando Deus parece distante


Há momentos em que tudo vai bem nas nossas vidas. São momentos de paz e refrigério espiritual; de prosperidade material. Momentos em que parece que Deus está “coladinho” conosco.
Entretanto, há momentos em que tudo parece dar errado. E o que é pior: nesses momentos Deus parece indiferente à nossa situação; parece se manter muito distante de nós. 
Então começamos a questionar onde está o erro. Fazemos perguntas do tipo: “onde foi que eu errei?”; ou: “porque isto está acontecendo comigo?”; ou ainda: “Será que esta situação é uma punição de Deus?”; “Será que cometi algum pecado?”
Embora o pecado nos afaste de Deus, o fato é que nem sempre as dificuldades surgem por causa de erros em nossas vidas. Muitas vezes Deus permite que passemos por situações adversas para que possamos crescer na fé.
A Bíblia, ao narrar a história de Jó, mostra que ele procurou saber o motivo da aflição em que vivia e o porquê de Deus estar tão distante (Jó 23:8-10). No entanto, após refletir sobre isto, concluiu que Deus o conhecia (versículo 10) e que, no final da prova, se revelaria como o ouro.
Então percebemos que, em muitas vezes, esse aparente abandono por parte de Deus não tem relação com o pecado. Se existe algum problema, ele está no fato de que muitos estão buscando Deus da forma errada! Buscam experiências com Deus ao invés de buscarem o próprio Deus.
Nos nossos relacionamentos interpessoais não precisamos de determinadas ações para saber que as pessoas existem; não precisamos sentir emoções ou sensações diferentes para saber que alguém existe.
No entanto, com Deus, queremos sempre ver a Sua ação para concluir que Ele existe e que está perto de nós. Quando não “o sentimos” ou quando não vemos suas ações nas nossas vidas, achamos que Ele está distante, ou até, que não existe.
O fato é que, mesmo que não percebamos, Deus está sempre presente! Independentemente de nossos sentimentos, Ele está presente!
É óbvio que Ele quer que saibamos que Sua presença é constante. No entanto Ele quer, muito mais, que confiemos Nele, independentemente de “sentirmos” a sua presença ou não.
Há momentos em que Deus permite que nossas emoções inexistam para que possamos confiar nele. Isto é fé! Não podemos ficar dependentes de sensações. Devemos ficar dependentes de Deus!
Deus jamais nos desamparará, pois consta na Bíblia, em Hebreus 13:5: “não te deixarei nem te desampararei”. E ainda (Jeremias 1:8): “Não temas diante deles, pois eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor”. E arremata (versículo 12): “Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir”.
Então se o Senhor afirma que tem cuidado para cumprir a Sua Palavra, e afirma, nesta mesma Palavra, que não nos desampara, devemos crer que Ele está sempre conosco, sobretudo nas situações difíceis e que, no momento certo, Ele irá nos fazer triunfar.
Seja abençoado.
Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário