sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Momentos que nos preparam para a vitória





Há momentos em que olhamos para nós mesmos e nos sentimos limitados, incapazes de mudar a situação, prestes a entregar os pontos. São momento em que Deus parece não nos ouvir; parece que não nos dará mais uma chance.

As pessoas que nos cercam, por sua vez, parecem indiferentes aos nossos problemas – e o que é pior: insistem em agir de modo contrário àquilo que entendemos que deve ser feito, como se nós fossemos os errados. Enfim, tudo parece conspirar contra.
Entretanto, quando perlustramos a Bíblia, podemos ver que não somos os únicos a passar por momentos assim. O profeta Elias, por exemplo, após o triunfo obtido sobre os profetas de baal, chegou a desejar a morte.
Davi, por sua vez, fracassou como pai, a ponto de um de seus filhos assassinar o próprio irmão – porque este havia se relacionado sexualmente com a irmã –, e o outro – Absalão – ser morto numa rebelião comandada por este e que visava roubar o trono do pai.
Com Jó, então, a provação foi ainda mais difícil – tanto que lhe foram tirados os bens, a saúde e os filhos.
E o que dizer do Apóstolo Paulo, que teve que suportar um “espinho na carne”, além de perseguições, açoites e prisões injustas? 
Esses exemplos revelam que a vida tem momentos difíceis para todos. No entanto, revelam, também, que Deus, no tempo certo, age, trazendo vitórias imensuráveis. Foi assim com Elias, foi assim com Davi, foi assim com Jó e foi assim com Paulo.
Há muitos momentos difíceis, é verdade! Mas eles, ao contrário do que parecem, são uma espécie de catapulta para o sucesso. Eles nos ensinam que não somos bons o suficiente para não vivenciá-los, mas nos ensinam, também, que não somos fracos para sucumbir diante deles. E isto não ocorre, porque temos um Deus que nos ajuda a suportar as dificuldades vividas aperfeiçoando o Seu poder em nós em meio à nossa fraqueza – e sempre com um objetivo, pois, conforme disse o profeta Jeremias, Ele sabe os planos que tem para nós, visando nos dar uma esperança e um futuro.
Diante disto, não podemos desvalorizar os momentos difíceis, visto que eles estão nos preparando para uma grande vitória. Entretanto, não podemos supervalorizá-los, dando-lhes uma dimensão maior do que têm, visto que eles não são suficientes para nos derrubar.
Tais momentos devem ser colocados em seu devido lugar, pois a vida é feita de erros e acertos, fracassos e vitórias, formando em nós um caráter de vencedores, de pessoas que sabem usar os momentos difíceis para alcançar os felizes.

Seja abençoado(a).

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário