sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Tirai daqui estas coisas"


A expressão epigrafada foi dita pelo Senhor Jesus quando, indignado com a atitude dos mercadores – que vendiam animais para serem sacrificados no interior do templo –, determinou que não transformassem aquele lugar sagrado em mercado (Jo 2:14).
Como naquele lugar, há muitas pessoas que estão com as suas vidas repletas de “coisas” que não agradam ao Pai e necessitam que elas – as “coisas” – sejam retiradas.
Como exemplo, pode-se citar, em primeiro lugar, o medo, que impede as pessoas de aproveitarem as oportunidades concedidas por Deus; ou porque não querem correr riscos, ou em função de experiências traumáticas. O fato é que este é um sentimento que faz com que as pessoas se fechem em torno de si mesmas, impedindo-as de se tornarem aquilo que Deus tem em mente para elas.
Outro sentimento que deve ser banido é a culpa. Muitas vezes erros do passado levam as pessoas a viverem em um verdadeiro martírio sem conseguir se perdoar e sem aceitar que Deus já lhes perdoou, tornando-as verdadeiras prisioneiras do passado.
Pode-se citar, ainda, a indiferença – que é uma maneira sutil de odiar. A indiferença anda de braços dados com o ódio e as pessoas que a alimentam, mantêm, na verdade, um sentimento de ressentimento e ódio. Não conseguem perdoar e, como conseqüência, se afastam cada vez mais de Deus.
O ciúme é outro sentimento que afasta as pessoas de Deus, vez que é mesquinho, egoísta e intransigente. As pessoas dominadas pelo ciúme não conseguem se relacionar com as demais, pois entendem que estas são uma ameaça aos seus bens – sejam eles materiais, pessoais ou sentimentais.
Muitas outras “coisas” poderiam ser citadas. Entretanto os exemplos declinados são bastante para nos levar a refletir se as nossas vidas não estão precisando de uma ordem como a que Jesus deu para os mercadores do templo. Nós somos templo do Espírito Santo, e como tal, é necessário que se diga: Tirai estas coisas daqui!
Elas não se coadunam com a presença do Senhor! Elas impedem que o espírito Santo possa ter liberdade de ação! Elas levam as pessoas ao fracasso total. Essas “coisas” precisam ser eliminadas de nossas vidas, pois só favorecem a ação do inimigo de nossas almas. Por isto, tantos fracassos! Por isto, tantas desistências! Por isto, tantas infelicidades!
O Senhor Jesus está a observar a vida de cada um, desejoso em ajudar, mas impedido pelas “coisas” que bloqueiam a Sua ação e nos distanciam dele. Por esta razão Ele determina: “Tire de sua vida estas coisas!”

Sejam abençoados.

Um comentário:

  1. Certamente fui abençoado, que bom que agora tens mais um canal de expor a palavra de Deus.

    ResponderExcluir